Por que fazer Jiu-Jitsu?
Se você treina Jiu-Jitsu, você mesmo poderia listar 10, 20, 50 vantagens que o treino rotineiro tem lhe dado.
Para quem nunca treinou, no entanto, a coisa muda de figura. Por isso este texto é dedicado aqueles que ainda não deram uma chance ao Jiu-Jitsu.
O Jiu-Jitsu, assim como qualquer outra luta ou esporte traz inúmeros benefícios para o corpo e mente. É o bem-estar que só quem pratica esportes conhece. Mas você sabe quais são os reais benefícios do Jiu-Jitsu? Porque escolher ele e não outras lutas?
Defesa pessoal
O Jiu-Jitsu é uma ótima arte marcial e um dos benefícios é o desenvolvimento da defesa pessoal. Principalmente para mulheres, já que o Jiu-Jitsu usa mais técnica do que a força. Você pode imobilizar uma pessoa com um peso maior que o seu, por exemplo.
Atividade física contagiante
No Jiu-Jitsu, diferente da musculação, por exemplo, o objetivo não é simplesmente gastar energia. Ao procurar aprender os golpes e vencer os amigos, como num jogo, você gasta energia e fortalece corpo e mente sem perceber. Ter um objetivo na atividade física contribui para que você não desanime e continue praticando.
Diminui o stress e aumenta o bem-estar
Qualquer atividade física tem o poder de diminuir o stress. Esse também é um benefício do Jiu Jitsu. Isso porque o nosso cérebro libera um hormônio chamado endorfina durante e após uma atividade. Esse hormônio regula a emoção e a percepção da dor, relaxando e trazendo bem estar ao praticante.
Define o corpo
O Jiu-Jitsu apesar de não necessitar de tanta força é um ótimo esporte para definir o corpo, isso porque algumas posições necessitam do movimento de vários músculos, e manter essas posições ajuda a tonificar o corpo. É um exercício que acaba trabalhando o corpo todo.
Melhora a capacidade cardiovascular e trabalha a respiração
Por aliar exercícios no chão junto a exercícios aeróbicos, o Jiu-Jitsu proporciona uma grande melhoria na respiração e faz bem para o coração. Melhora essa que o praticante não vai querer ficar sem depois de descobrir.
Melhora os reflexos
O Jiu-Jitsu é um esporte que se baseia mais na técnica do que na força, por isso o praticante tem de estar sempre atendo ao mínimo movimento do seu adversário. É ótimo para desenvolver a atenção e a concentração.
Desenvolve o caráter
Além das aulas de luta, o Jiu-Jitsu também ensina as atitudes de um lutador. A capacidade de se superar, de pensar sobre pressão, de respeitar o próximo e ter persistência para conquistar a vitória. Esses são valores passados pelo Jiu-Jitsu.
Perda de peso
Um dos principais benefícios do Jiu Jitsu é a perda de peso. Numa aula de 90 minutos o praticante pode perder de 500 a 1000 calorias.
Memória
Suar a camisa não exercita só os músculos do corpo, como também coloca o cérebro para “malhar”. Ao melhorar sua aptidão aeróbica, você contribuiu para um desempenho positivo das suas funções cognitivas, mantendo a integridade da massa encefálica e do sistema cardiovascular. As aprendizagens diárias também contribuem, cada golpe ou movimento, é uma nova forma de colocar o cérebro para funcionar na hora do treino. Fazer Jiu-Jitsu é garantia de boa memória.
Depois de saber de tantos benefícios para o corpo e para a mente, vamos colocar o kimono e participar daquele treininho? Nós garantimos, será amor à primeira finalização.
Fonte:
https://venum.com.br/blog/beneficios-do-jiu-jitsu-para-o-corpo-e-mente/
http://www.graciemag.com/2013/09/18/jiu-jitsu-10-beneficios-que-o-jiu-jitsu-pode-trazer-para-voce-hoje-mesmo/
http://www.graciebarra.com/br/2015/10/cuidar-da-mente-e-jiu-jitsu-beneficios-do-jiu-jitsu-para-a-saude-mental/