Quer apostar em um alimento com vários benefícios? Vai na chia
Comer bem é apenas o primeiro passo para transformar uma vida por completo. Ao optar por mudar a sua alimentação, um indivíduo deve saber não apenas sobre a quantidade, mas da qualidade do que se consome. Esses dois fatores são muito relevantes, principalmente, quando falamos sobre as sementes, em especial sobre a chia.
Originário do México e Colômbia, o grão da chia já fazia parte do cardápio dos nossos ancestrais há alguns séculos, sendo reconhecido como um excelente alimento. Trata-se de uma verdadeira fonte de proteínas, fibras dietéticas, ácidos graxos (ômega 3 e 6), vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina) e minerais (cálcio, fósforo, magnésio, zinco, potássio e cobre).
A importância do consumo desta semente tem sido reforçada por especialistas em nutrição humana, uma vez que nela são encontrados ácidos graxos poli-insaturados essenciais, fibras, proteínas e outros nutrientes. Mas a fama notória da chia foi conquistada graças aos seus efeitos sobre a dieta, pois a semente é capaz de favorecer o emagrecimento. Consumi-la significa colher uma lista de benefícios, que incluem desde regular as taxas de colesterol sanguíneo até fortalecer o sistema imunológico.
Conheça a seguir os 10 Principais benefícios deste Super Alimento.
1- Ação anti-inflamatória: o grão fornece o ômega 3 (ácido linolênico), que tem a propriedade de combater a inflamação do organismo.
2 – Ação antioxidante: combatendo a ação dos radicais livres que levam ao envelhecimento precoce e também resultam no desenvolvimento de algumas doenças.
3 – Contribui com o controle do diabetes: graças ao alto teor de fibras, o que ajuda a melhorar a sensibilidade ao hormônio insulina, melhorando a glicemia pós prandial (pós refeição). As fibras tornam mais lenta a absorção dos açúcares pelo intestino, o que ajuda e muito a manter a glicemia (açúcar no sangue) controlada.
4 – Ajuda nas dietas de emagrecimento ou na manutenção do peso ideal: por ser fonte de fibras solúveis que formam um composto gelatinoso no estômago, tornando a digestão mais lenta e resultando num aumento de saciedade. Isso favorece uma melhor seleção dos alimentos nas refeições seguintes, bem como redução nas quantidades, uma vez que reduz apetite.
5 – Ajuda na redução do risco de doenças: cardiovasculares,diabetes, dislipidemia em indivíduos que apresentam sobrepeso, isso também por melhorar a resistência à insulina e perfil lipídico. Os indivíduos obesos ou que apresentam sobrepeso já tem fator de risco para o desenvolvimento de diabetes e doenças cardiovasculares.
6 – Combate a constipação: ajuda com a boa saúde intestinal, isso também pela quantidade de fibras que fornece.
7 – Controle da pressão arterial: porque o ômega 3 presente tem efeito anti-hipertensivo.
8 – Saúde cerebral: rica em omega 3, os ácidos graxos poli-insaturados são componentes da estrutura das células nervosas, podendo também melhorar a memória, reduzir a ansiedade e depressão.
9 – Ajuda a melhorar a resistência e rendimento de atletas: ajuda na recuperação muscular no pós treino, isso por causa da presença de proteínas vegetais, ômega 3 e também a presença de minerais que são perdidos pelo suor.
10 – É um poderoso alimento para incluir nas dietas de vegetarianos: fonte de proteínas vegetais. A qualidade da proteína é excelente, contendo muitos aminoácidos essenciais.
Fonte: http://graciebarra.com.br/2017/06/semente-chia/